quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pós Jogo - Poderia ter sido mais fácil!

        Ontem, pela 12a rodada do Brasileirão, o Tricolor foi até Curitiba para jogar contra o Coritiba. Um jogo rmuito difícil para o SPFC, que vinha buscando a primeira vitória desde a chegada do novo comandante Adilson Batista.
        Logo no primeiro lance de ataque dos paranaenses a bola carimbou a trave. Naquela  hora eu estava pensando que o empate poderia ser considerado como lucro para o nosso Tricolor. Porém, mesmo com o Coritiba nos sufocando e pressionando logo na saída de bola, o time mostrou um ótimo poder defensivo, mesmo com Xandão em campo. Apesar de o jogo parecer estar totalmente dominado pelo time da casa, o São Paulo jogava com inteligência, chamava o adversário para o seu campo e saia em rápidos contra-ataques, não demorou muito para nascer o primeiro gol tricolor.
        O Coritiba não alterou o modo de jogar após sofer o gol, e, quanto mais atacava, mais o São Paulo aproveitava os buracos na sua zaga: mais dois gols para o SPFC, final de 1o tempo, 3x0. Não é preciso ser sãopaulino para dizer que nosso 1o tempo foi impecável. Envolventes toques de bola, tabelas, viradas de jogo, etc.
        No início do 2o tempo, Lucas roubou a bola e anotou um golaço de fora da área, São Paulo 4 a 0. Até então eu estava estranhando o fato de que teve time que conseguiu perder de 6 a 0 desse mesmo Coritiba, nesse mesmo estádio. Os paranaenses não tinham outra escolha a não ser ir para cima, possibilitando ao Tricolor inúmeros contra-ataques, podíamos ter saído do Couto Pereira com uma goleada histórica. O grande problema é que o São Paulo permitiu a reação do Coxa. Eu não acreditei quando me vi torcendo para o juiz encerrar logo o jogo para eles não empatarem, é inadmisível ver um time ganhando de 4 tomar 3 gols em 20 minutos. O Coritiba só não mereceu o empate pelo que o SPFC jogou até metade do 2o tempo, mas temos de aplaudir o time paranaense.
       Fora o susto, que a torcida tricolor espera que não ocorra mais, o time inteiro jogou espetacularmente bem, de Rogério até Dagoberto, e mereceu os três pontos, tal entrosamento será essencial na luta pelo hepta. O próximo confronto é contra o Vasco, Domingo às 4h, de volta ao Morumbi.


NOTAS:
Rogério- longe de uma ótima atuação, poderia ter evitado o segundo gol- 6,0 
Xandão- inseguro no meu ver, mas não comprometeu- 7,0
Rhodolfo- jogou muito e ainda deu uma assistência para Juan- 8,0
Jean- péssima partida, precisava de um táxi para o trazer de volta a cada vez que ia ao ataque- 4,0
Juan- criticado após o empate no sábado, disse que fazendo um gol amenizaria a situação, fez o gol, jogou bem, mesmo tendo saído no intervalo pelo cartão amarelo- 7,5
Denílson- jogou muito, mesmo sendo expulso infantilmente, o verdadeiro cão-de-guarda - 7,0
Wellington- bem no ataque e na defesa, ótimo preparo físico- 7,5
Carlinhos- fez um golaço, jogou muito, teve o nome gritado pela torcida- 8,5
Rivaldo- gênio, experiente, foi substituido muito cedo, isso foi providencial para a reação do adversário- 8,5
Lucas- 18 anos mas demonstra muita maturidade, chama a responsabilidade, ainda será o melhor do mundo-DEZ
Dagoberto- jogando muito, se continuar assim, formará a melhor dupla de ataque do Brasil com Luis Fabuloso- 8,5

Cícero- jogou o feijão com arroz- 6,0
Marlos- entrou e desperdiçou contra-ataques-5,0
Luiz Eduardo- SEM NOTA

Adilson Batista- tirou o Rivaldo muito cedo, mas fez tudo certo- 7,5


Grande abraço,
Theo, torcedor tricolor 
         

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Brasileirão Precisa de Elenco??? Não, Apenas de uma Diretoria Pilantra!

        Serei breve nesse meu texto. Basicamente, farei uma crítica à “humilde” diretoria santista e sua posição egocêntrica em relação aos outros clubes brasileiros.
       O Corinthians vem em uma fase espetacular, graças às bases da “Titibilidade”, vem vencendo os jogos difíceis por placares mínimos e os mais fáceis com tranqüilidade.
       O ponto que eu quero destacar se refere à arrogância da diretoria de outro clube, o Santos.
       É ridículo e uma palhaçada o Santos solicitar um NOVO adiamento do clássico contra o Timão, graças às suas estrelas que estarão servindo à seleção brasileira.
       Vale ressaltar que o jogo que os santistas querem anular será realizado no dia 5/8 embora seja registrado na QUINTA RODADA do Campeonato Brasileiro.
       O Santos realmente tem um time fortíssimo, tanto que venceu a Libertadores, mas seu elenco é fraquíssimo, como observado no desempenho do time no Brasileirão desse ano.
       Sou absolutamente contra a anulação de cotejos por influências técnicas, como a convocação de um jogador.
       Agora, uma vez que a CBF adota a postura de anular jogos por conta de pedido de times, ela deve manter seu critério SEMPRE. O São Paulo, por exemplo, foi muito prejudicado quando Lucas foi para a seleção, chegando a perder três jogos seguidos, e nem assim fez apelos absurdos como o Santos insiste em fazer.
       Muricy Ramalho, parece sentir a idade e só reclama. O time dele é campeão da Libertadores mas mesmo assim o técnico vai achar algum defeito na logística do evento ou de outra competição.
       O Campeonato Brasileiro é longo e precisa de elenco, mas parece que isso só se restringe a alguns times, como observamos.
       Gostaria de fazer agora um pedido formal à CBF, partindo do exemplo dado pelo Santos:

       Caros súditos de Ricardo Texeira,

       Como torcedor fanático do Sport Club Corinthians Paulista, gostaria de solicitar o adiamento de todas as partidas de meu clube até a recuperação total do atacante Liédson Muniz e do goleiro Julio César.
       Ambos jogadores são essenciais para o funcionamento do sistema tático/técnico do elenco do Corinthians e sua ausência será muito sentida, assim como o Santos F.C sentiu durante a realização da Copa América.

       Cordialmente,

   Lucas Herzog.

       Observação: Estamos na décima primeira rodada, de acordo com a tabela oficial do Campeonato Brasileiro e observamos times com 8,9,10,11 e até 12 jogos!!! Vale refletir sobre.




   

quarta-feira, 20 de julho de 2011

São Paulo e o Fechamento da janela

        E a janela de transferências está fechando! Quem se reforçou se reforçou, quem não se reforçou um abraço. E em meio ao desespero dos clubes brasileiros em busca de reforços nesses últimos dias de negociações o São Paulo aproveitou para anunciar três contratações. O lateral-direito paraguaio Iván Piris, o meia argentino Marcelo Cañete, e o volante Denílson.
        Eu considero a contatação de Denílson como a mais importante, referente aos possíveis desfalques e negociações. O jogador assinou contrato por empréstimo de um ano, em uma negociação em meio ao Arsenal-ING. Ele volta ao clube em que foi revelado, mas que não teve tantas oportunidades na sua primeira passagem, em 2005, e que acabouse transferindo ao clube inglês em 2006. Bom jogador, e que mesmo com 23 anos já conta com grande experiência.
       O paraguaio Iván Piris foi anunciado na tarde de ontem como reforço para a lateral-direita, posição de  muita carência no time nos últimos anos.  Confesso que nunca o vi jogar, portanto só comentarei o seu futebol quando estiver vestindo a camisa tricolor. Basta esperar. O jogador foi contratado por um grupo de empresários por US$ 3 milhões e foi repassado ao Tricolor. Piris está com a delegação paraguaia que está jogando a Copa América, então só será apresentado após o torneio.
        Ainda não compreendo a contratação do meia Cañete. Talvez no futuro, ele possa vir a se tornar um ídolo tricolor, fazer trinta mil gols, etc., mas a posição do argentino é a que o Sampa menos carece no momento. Cícero, Rivaldo, Lucas, Marlos, Dener, e até Casemiro, que tem jogado mais adiantado. O São Paulo desembolsou US$ 3 milhões na contratação de Cañete. Resta torcer para que ele jogue bem, ou se não, para que ele aceite a condição de reserva.
        Eu  vejo o São Paulo muito forte na disputa pelo hepta Campeonato Brasileiro, com um meio campo bem fortalecido, um ataque acima da média, uma defesa razuável porém irregular, e um Mito catando no gol. Creio que o recém contratado técnico Adilson Batista terá uma agradável dor de cabeça para escalar a equipe. É bom Adilson saber que já chega andando em uma corda bamba, e que a torcida não terá muita paciência com ele. No momento, a minha escalação titular seria: Rogério; Rhodolfo e Luiz Eduardo; Jean e Juan; Denílson, Welington, Rivaldo e Lucas; Dagoberto e Fernandinho. Mas pensando em uma escalação com todo o elenco à disposição, eu apenas substituiria Welington por Casemiro, e Fernandinho por Luis Fabiano.
        Como disse anteriormente, o Tricolor tem capacidade para buscar o hepta, mas tem que ter cabeça no lugar, e jogar a vida a cada jogo.


Grande abraço,

Theo, torcedor tricolor

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Notas Rápidas sobre o Verdão

        Kléber, nessa semana, causou uma crise ridícula no Palestra Itália, mesmo após a ótima vitória de 3 a 0 sobre o Santos. O camisa 30 quer um aumento salarial, porém o Palmeiras se recusa a dar. O atacante, portanto, resolveu, através de seu empresário Giuseppe Dioguardi, se ofereceu para o Flamengo. Porém, o Verdão recusou a proposta alvirrubra e assim o centro-avante passou a usar um segundo trunfo: passou a faltar a treinos e a jogos, uma atitude, no mínimo, lamentável. Nunca, mas nunca mais mesmo, beije o símbolo do Palmeiras ao fazer um gol, Kléber.

        Martinuccio assinou um pré-contrato com o Palmeiras. O documento prevê uma multa de 50 milhões de reais que o time que quiser o meia-atacante argentino terá que pagar. O jogador deve se apresentar no início de agosto ao Verdão, logo após o término de seu contrato. Porém, o Peñarol, atual time do gringo, não reconhece o documento palmeirense e pretende vender Martinuccio para um time estrangeiro por um bom dinheiro (possivelmente o Roma, da Itália). Ambos os times (Palmeiras e Peñarol) ameaçam entrar na FIFA pelo jogador,

        Frizzo foi perfeito no caso Kléber, e ao invés de sair como vilão, como previam o camisa 30 e seu empresário, acabou saindo mais fortalecido do que nunca. Teve sangue frio, mesmo ao ser insultado e mostrou que pode ser um grande diretor de futebol.




Maikon Leite é brilhante. Três jpgos, dois gols e muitos fãs na torcida do Verdão. Tem tudo para brilhar com o manto alviverde, se não se machucar. Guarda um lugar pro menino em 2014 Mano!

        Henrique está muito próximo de sua volta ao Palestra Itália. Pelo menos, é o que afirma o jornalista Benjamin Back em sua coluna no site do Lance. Segundo ele, Palmeiras e jogador entraram em um acordo salarial (bem menor do que o pedido primeiramente). O Barça já sinalizou que aceita emprestá-lo ao clube alviverde e assim essa novela pode estar com os dias contados para acabar.

        Luan é um jogador que pode estar se despedindo, como também renovando com o Palmeiras. Seu contrato acaba no final de julho. O clube dono do atacante, o Tolouse, da França, não aceita emprestá-lo de novo ao Verdão e assim o Alviverde busca investidores para pagarem os 7 milhões de reais pedidos pelos franceses e assim comprarem, definitivamente, Luan.

        Gerley já pode ser considerado o novo reforço palmeirense. O lateral-esquerdo deve ser anunciado nas próximas horas, ou no máximo, nos próximos dias. O Verdão adquiriu 50% dos direitos federativos do jovem lateral, que vem do Caxias-RS, por cerca de um milhão de reais, através de investidores. Segundo o presidente do clube gaúcho, Gerley tem estilo de jogo semelhate ao de André Santos, lateral ex-Corinthians, e é uma grande jóia. Ainda segundo o presidente, o Palmeiras está fazendo uma grande aquisição. Resta esperar pra saber. Uma coisa, pelo menos, nos da confiança: pior que o Rivaldo, Gerley não pode ser.




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Texto do Leitor - Pequenas histórias de um grande futebol


Como já disse, eu me criei no bairro do Ipiranga e era torcedor do CA Ypiranga, um clube pequeno mas que sempre tinha bons times. E como era possível?
O infantil que era sempre campeão. O técnico dos infantis era o genial Paeta e dos juvenis, o açougueiro do bairro, Sr. Gilberto, hoje nome de rua.
Eu e alguns amigos íamos ao Pacaembu.
E quando torcíamos pelo Ypiranga contra o São Paulo por exemplo, as pessoas em volta começavam a olhar feio para nós, porque achavam que a gente era corintiano.
Aí nós explicávamos, mostrávamos a carteirinha de sócio e as pessoas achavam tão interessante que nos deixavam torcer em paz. Bons tempos aqueles!
E num sábado nos assistimos o Ypiranga quebrar a série invicta de 32 jogos do São Paulo. Chegou a ficar 3 x 1, o São Paulo marcou o 2º e depois bombardeou mas nosso goleiro Osvaldo, que era apenas regular, naquele dia pegou tudo – “o goleiro das mãos mágicas” foi o que disseram os jornais no dia seguinte.

Inesquecível!

Jayme Murahovschi


terça-feira, 12 de julho de 2011

Volta Carlitos "El Rei"

          Carlitos Tévez pode estar voltando ao Corinthians. Várias fontes de jornalistas sérios confirmam que o Timão ofereceu QUARENTA MILHÕES DE EUROS pelo craque argentino. É absurdo, de outro mundo, esse valor oferecido pelo Corinthians.
Apesar de já contar com várias boas opções para o ataque, Tévez é mais do que bem-vindo. Carlitos está no nível de Marcelinho, Neto, Ronaldo Giovanelli como ídolo do maior clube paulista.
O atacante já tinha dito que estava insatisfeito no Manchester City, que por sua vez, disse que se vendesse o atacante, seria para um clube que não fosse rival em nenhuma competição européia. Nesse caso, o Corinthians se encaixa perfeitamente.
Eu nunca vi uma negociação evoluir tão rápido quanto essa. Duas horas separaram um interesse de uma proposta de 40 mi.
Andrés convocou uma entrevista para hoje a tarde às 15:30, o assunto, provavelmente será Carlitos Tévez.
Todos os corintianos torcem, e muito, pela conclusão da negociação, é um ídolo voltando, um clube que está em total assenção. Hoje, o dia promete ser histórico na vida do clube Alvi-Negro. #voltacarlitos






segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto do Leitor - Um Pouco da História do CA Ypiranga


Sou avô do Fernando Sancovsky e, tal como vocês, gosto de futebol.
Futebol é uma das coisas mais sérias que o Homem inventou. Concordo com o técnico inglês que disse: “Afinal futebol não é uma questão de vida ou morte... é muito mais do que isso”!
Eu nasci e me criei no bairro do Ipiranga. E era torcedor do time do meu bairro – o CA Ypiranga.
Foi o time de futebol profissional mais antigo de São Paulo (fundado em 1906) e por isso conhecido como o “vovô da colina histórica” ( em referência ao morro em  que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil ).
Hoje lá existe o Museu do Ypiranga. Não deixem de visitá-lo.
Era um clube pequeno, mas o maior revelador de craques do Brasil. Eles eram formados no Infantil. O CAY era sempre campeão dos infantis. Depois, para minha tristeza, eram vendidos para os grandes. Hoje vão para a Europa!
Frequentemente o CAY ganhava dos grandes. Assisti a emocionantes jogos no Pacaembu. O campo do CAY, onde ele jogava com os outros pequenos, era na Rua Sorocabanos no Ypiranga.




Até a próxima!

Jayme Murahovschi


terça-feira, 5 de julho de 2011

Notas rápidas - Tricolor

            
              Em meio à pequena má fase vivida pelo São Paulo no momento, a diretoria tem provado estar atenta ao mercado, e já almeja contratações, sendo que algumas estejam próximas de um acerto.
            A primeira delas é a contratação do meia Cícero, que atuou na última temporada do Campeonato Alemão pelo Wolfsburg. Nos últimos dias, o jogador andou fazendo alguns exames, e assim oficializou sua vinda ao SPFC. O atleta recebeu várias propostas, de outros clubes brasileiros, e inclusive de renovação de contrato com o clube alemão, mas optou pelo Morumbi. Cícero ganhou destaque no Figueirense em 2006, depois teve passagem pelo Fluminense, onde conquistou a Copa do Brasil em 2007, e pelo Herta Berlim-ALE. No meu ver é uma boa contratação, não é um craque, mas creio que poderá ajudar muito no setor ofensivo do Tricolor. Habilidoso e veloz, com características semelhante às de Marlos (mas melhor).
            Segundo algumas fontes, o São Paulo estaria atrás do zagueiro Rafael Tolói, que atua no Goiás, mas não foi divulgada nenhuma notícia sobre conversas e acordos com o jogador, apenas grande interesse. Vejo com muito bons olhos a possível contratação, já que trata-se do setor que mais decaiu no elenco do SPFC, em que na minha opinião apenas Luiz Eduardo tem capacidade para ser titular, uma vez que Bruno, que embora seja bom, é muito lento, e que o outro zagueiro é o Xandão.
            Mas a principal novidade no Morumbi é a negocição com o argentino Marcelo Cañete, jogador que pertence ao Boca Juniors mas que está emprestado ao Universidad Católica. O meia chegou a ser cotado como o principal jogador para substituir Riquelme no time argentino. Apesar de não ter muitas informações sobre Cañete, sei que é um meia de muita habilidade e visão de jogo, e se encaixaria muito bem no esquema do São Paulo. Parece que as negociações estão avançadas, o acordo com o Boca já foi feito, a única barreira é o Universidad, que tem vínculo com o atleta até o final do ano, e que estaria dificultando um acordo financeiro com o clube argentino. Assim que o jogador for liberado já assinará o contrato com o Tricolor.
            Nos próximos dias, assim que obtiver novas notícias e rumores sobre o São Paulo eu escreverei aqui no blog. Até breve.


Grande abraço,
Theo, torcedor tricolor          


domingo, 3 de julho de 2011

Seleção Burocrática, Empate Ridículo!

       Alguns me chamarão de corneta. Outros concordarão com o que eu escreverei nos parágrafos seguintes. O importante é que eu estou colocando aqui minha opinião e que quando um time perde há de se criticar, sim.
       Neymar foi o pior em campo, não só por sua pouca produção e a falta de objetividade do jogador comparado ao Messi, aliás, que ridícula essa comparação. O que mais me irritou no humano com crina de cavalo ( amarela ) foi que para ele faltou auto-crítica, faltou enxergar a realidade do jogo e como que foi a estreia do Brasil. Ele disse que gostou de tudo do time, que tudo foi muito bom. SE O PRINCIPAL JOGADOR DO TIME NÃO OBSERVAR OS ERROS DESSA PÍFIA SELEÇÃO, QUEM OBSERVARÁ!!!?
       Aqueles que pediam Neymar na última copa do mundo, por mais que ele estivesse jogando muito bem, devem perceber agora que não adianta escalar um jogador como ele, em um ataque que ele não consegue se entrosar. O fato é que ele e Pato ainda não acharam uma forma de jogarem juntos.
       No sistema defensivo o Brasil não comprometeu, até porque os Venezuelanos optaram por uma retranca absurda.
       A saída de bola foi um caos. O primeiro volante é o jogador que deve iniciar as jornadas de um time ao ataque. Lucas Leiva se escondia da bola. Não chamava a responsabilidade e nem esboçava isso. Ramires também se emitiu em alguns momentos, mas, no geral, tentou arrumar esse aspecto do jogo do Brasil.
       Nessas horas, cabe ao Mano Menezes observar aqueles jogadores que não estão ajudando no sistema tático da equipe e sacá-los.
       Robinho foi outro ridículo. Firula e firula. Nada de objetividade, e falo tanto de objetividade, pois sou corintiano e o Mano Menezes foi “meu” técnico.
       No Corinthians, Mano Menezes usava o sistema de três atacantes com Ronaldo, Jorge Henrique e Dentinho. Dentinho, embora um pouco fominha, tinha disciplina tática, voltava pra marcar e tentava chegar à linha de fundo junto com André Santos. Jorge Henrique ficava um pouco mais próximo de Ronaldo, que não se movimentava muito, e tentava uma tabela ou outra com o camisa 9. Tudo isso com muita objetividade, como podemos ver nesse vídeo do gol do Corinthians contra o Internacional ( note, apenas, que André Santos não estava jogando e quem entrou em seu lugar foi Marcelo Oliveira, embora o sistema ofensivo se manteve o mesmo ).





       Substitua Douglas por Ganso e Jorge Henrique por Robinho que temos um ideal de ataque da seleção brasileira. Observe, todos os toques com extrema objetividade.
       Objetividade deve ter sido a palavra que eu mais repeti nesse texto, mas usei--a pois fica muito claro que é isso que falta ao ataque brasileiro.
       Para o próximo jogo, se eu fosse Mano Menezes, cobraria de Lucas Leiva uma melhor saída de bola e sacaria Robinho e Ramirez para as entradas de Lucas Silva e Elano, respectivamente.


NOTAS:

Julio César – No único lance em que foi exigido, saiu bem do gol – 6,0

Daniel Alves – Se esforçou mas não conseguiu chegar à linha de fundo. No segundo tempo, centralizou seu jogo, equivocadamente. – 4,0

André Santos – As tabelinhas com Neymar não resultaram em nada e foram em um péssimo local ( falando da objetividade, novamente ) – 3,5

Tiago Silva e Lúcio – Não foram muito exigidos, a Venezuela ficou mais atrás – 5,0

Lucas Leiva – Precisa dar a saída de bola!!! Se escondeu do jogo no segundo tempo, ridículo – 3,5

Ramires – Se esforçou para dar melhor toque de bola à seleção, porém estava em uma tarde ruim. – 5,0

Ganso – Errou passes de que está sem ritmo de jogo, o que não é nada alem da verdade... – 4,5

Robinho – Nada fez - 0

Neymar – No final tentou buscar o jogo e resolver, mas sem sucesso. Espero que no próximo jogo ele e André Santos façam uma melhor dupla – 2,0

Pato – No primeiro tempo, o melhor do time, chutando uma bola na trave. Mano o substituiu equivocadamente – 6,0

Mano – Substituições apenas regulares. Precisa rever o papel de seus jogadores taticamente para a próxima partida – 3,0