sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Corinthians falha no planejamento ao focar todos seus esforços em apenas um atleta


Embora campeão brasileiro, o Corinthians me preocupa... Não tanto quanto nos anos anteriores, mas eu vejo uma grande falha no planejamento alvinegro para o ano de 2012.
Andrés Sanchez saiu e deixou a contratação de Montillo engatilhada. Bastava o jogador fazer a sua parte, deixar claro para o clube mineiro que a proposta corintiana era muito benéfica em termos financeiros e futebolísticos. Andrés, porém, não contava que o novo presidente do Cruzeiro era um senhor prepotente e alucinado... Gilvan de Pinho Tavares estipulou um valor, para o meia argentino, totalmente fora das possibilidades de um clube brasileiro.
Walter Montillo é um grande jogador, talvez o melhor em sua posição, atuando no Brasil. Porém, pagar 17 milhões de Euros por um atleta de 27 anos, que vingou no futebol há menos de três temporadas, é jogar dinheiro fora. Existem outras opções mais baratas, principalmente no mercado latino, tão pouco explorado por clubes brasileiros.
Enfim, o Timão fez uma oferta de 8,5 milhões de Euros, a qual foi prontamente recusada pelos mineiros. Com mais uma tentativa fracassada, o Corinthians publicou uma nota oficial em seu site dizendo que as negociações estavam encerradas. O curioso foi que, logo em seguida, Montillo se pronunciou dizendo que queria defender o manto alvinegro nessa temporada. O Cruzeiro tremeu.
Gilvan abandonou seu discurso de manter o jogador sem aumentar seu salário. Nos bastidores, o presidente do Cruzeiro trabalha, de forma desesperada, atrás de empresas que aceitariam investir em direitos de imagem do meia.
Meu palpite é que Montillo ficará no Cruzeiro e receberá um grande reajuste salarial.
Mas aí vem a parte preocupante. O Corinthians disse que não irá atrás de outro meia de destaque caso Montillo realmente não acerte.
Ano passado, o Timão apostou na manutenção da maior parte do elenco de 2010 para a disputa da pré-Libertadores.  O que se viu foi um punhado de jogadores fora de forma e um banco de reservas que não oferecia opções para substituir esses jogadores sem ritmo. Faltava também um líder em campo, um jogador que chamasse a responsabilidade. Isso ficou ainda mais claro quando Liédson chegou marcando gol atrás de gol, após a eliminação na Libertadores.
Hoje, o Corinthians tem Alex e Liédson. Mas Montillo possui experiência na competição internacional e seria fundamental para o elenco. E, infelizmente, o Corinthians enfatizou que não irá buscar outro jogador como o meia argentino.
Depois, se o Corinthians tiver problemas na Libertadores, irão culpar a falta de planejamento, algo que poderia ter sido evitado se o time não ficasse focado apenas no Montillo e tivesse procurado outras boas opções...
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário