segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

São Paulo - O início de um novo projeto

Caros tricampeões mundiais,

          Mais um anos se inicia e a torcida são-paulina é mais mais uma vez obrigada a ver o time fora do torneio o qual somos acostumados a participar e competir, o qual nos fez ganhar respeito e consideração internacionalmente, o qual nos apresentou o mundo. Sim, o São Paulo terá de disputar a Copa do Brasil novamente, e isso é uma realidade.
          Mas toda essa fama tricolor mundo afora, proveniente de suas várias conquistas dentro e fora do Brasil, não surgiu do nada. Tudo ocorreu devido à um longo planejamento que se arrastou desde antes da época de Telê Santana. Planejamento que foi sendo respeitado, mesmo que com intervalos, conforme o clube, diretoria, elenco, estrutura, foram sendo alterados.
          Temos como última glória desse largo período, o tricampeonato brasileiro conquistado em 2006, 2007, e 2008. Desde então, enfrentamos três anos de seca, não que os times não fossem competitivos ou competentes, pelo contrário, o que faltou foi a gana de vitória, o prazer da vitória. Mas isso não vem diretamente do jogador, claro que tem sua parcela de culpa, mas tudo é resultado de uma mudança de pensamento e de ação que surgiu lá no Sr. Juvenal Juvêncio. Nosso presidente se tornou cada vez mais um sujeito incompreensível, que adora uma briga extra campo, seja com imprensa, seja com empresário, seja com cúpulas rivais, que contrata por quantidade e não por qualidade... Enfim, o Tricolor, tão acostumado a vencer, lembrado por sua estrutura invejável e diferenciada, se tornou um clube comum em relação ao que era.
          Para 2012, tudo tende a ser diferente. Dessa vez, Juvenal resolveu acabar, pelo menos temporariamente, com aquela antiga política, e colocar a mão no bolso investindo em contratações que viriam para vestir a camisa de titular. Trouxe Bruno Cortez, melhor lateral-esquerdo do país em 2011, Fabrício, jogador de liderança que daria mais consistência ao meio, e Jadson, a grande contratação do clube para temporada, que veio com status de ser o tão sonhado camisa 10 que o SPFC precisava. Além de já contar com Lucas e Luis Fabiano no elenco. Chegaram jogadores para compor o plantel, mas que de repente também podem beliscar vagas na equipe principal, como é o caso de Paulo Miranda, Edson Silva, zagueiros, do volante Maicon, e do veloz atacante Osvaldo.
          Enquanto chegaram jogadores, saíram outros. Mas saíram aqueles que, ou não demonstraram capacidade de vestir a gloriosa e pesada camisa tricolor, como Xandão, ou eram os verdadeiros empecilhos para um ambiente bom dentro do clube, como Marlos e Dagoberto.
          Um time forte e muito competitivo está em formação, o São Paulo tem um elenco equilibrado e recheado de atletas competentes. Na minha opinião, o Tricolor entra com tudo em todas as competições, brigando de igual para igual do começo ao fim. Só nos resta saber se todos estão se sentindo aptos a vestir a camisa e se entregar seja qual for a circunstância. Mesmo que não ocorra nesta temporada, sinto que não tardaremos a voltar às glórias, e que logo mais surgirão mais troféus no nosso congestionado memorial no Morumbi.
          Para o São Paulo FC retornar de onde nunca deveria ter saído, é preciso que seja dado um passo de cada vez, com calma e firmeza, e que este projeto que se inicia agora seja respeitado e seguido, como ocorreu até poucos anos atrás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário