domingo, 5 de fevereiro de 2012

Um Capítulo Verde da História

     Em meio a esse chato começo de ano, quando a única coisa que esquenta os noticiários esportivos são contratações e negociações, não há muito sobre o que escrever, pelo menos, até o Paulistão esquentar. Então, só resta falar do passado, uma parte específica do passado, não muito gloriosa para a Sociedade Esportiva Palmeiras.

                                                                       ***


    O Palmeiras já fez história em vários momentos. Mas um, em especial, é pouco lembrado, porém, importantíssimo para o futebol brasileiro. Esse "esquecimento" deve-se ao fato de que o ocorrido aconteceu na fase mais escura da história do Verdão: a queda para a Série B, em 2003.
    Até 2003, poucos times já tinham caído para a Segunda Divisão. O Fluminense, que chegou até a cair para a Série C do Brasileiro, e o São Paulo que havia caído, nos anos 90, para a Série A2 do Paulistão, eram as exceções. Porém, como todos sabem, ambos os times tinham retornado a elite do futebol, brasileiro e paulista, no tapetão, ou seja, sem ao menos ganhar a Série B, para isso, graças a mudanças no regulamento das competições.
    Assim, quando Botafogo e Palmeiras caíram, no fatídico ano de 2002 era de se esperar que eles também voltassem sem ao menos precisarem jogar a Segundona. Muito pelo contrário. Mustafá Contursi, é verdade, chegou a até tentar que o Verdão subisse no tapetão, mas felizmente não conseguiu, graças a um imbróglio com as cotas televisivas do novo Campeonato Brasileiro.
    Logo, o Verdão e o Botafogo teriam que, pela primeira vez na História, subir na bola. Uma tarefa um tanto díficil, uma vez que os times do interior os consideravam seus maiores adversários e até inimigos.
    Mas foi isso que aconteceu. Com um time cheio de garotos, frutos do vice campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano, São Marcos no gol, após ter recusado uma proposta milionária do gigante Arsenal da Inglaterra, e Jair Picerni no banco, o Verdão passou, fase por fase, do turno de pontos corridos até o quadriangular final, para retornar a Série A.
    O Palmeiras, campeão de Segunda Divisão de 2003, e o Botafogo, o vice, foram os primeiros times a se reerguer na bola. E assim, no futuro, obrigariam todos os outros times grandes, como Grêmio, Vasco, Corinthians, entre outros, a retornarem a elite, jogando futebol. Um avnço gigantesco para o corrupto futebol brasileiro.

    Era a Sociedade Esportiva Palmeiras, mesmo no momento mais escuro de sua gloriosa vida, fazendo história no Futebol Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário