quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NBA - Os Brasileiros

            A maior liga de basquete do mundo vai passando com um ritmo acelerado. Já foi ¼ da temporada regular. As conferências vão se estabilizando com as equipes mais fortes se fixando nas primeiras posições.
Os brasileiros também merecem destaque nesses início de torneio.
Vamos começar por Anderson Varejão. O pivô titular da equipe de Cleveland vem, constantemente, com números altos de rebotes, além de um bom aproveitamento em seus arremessos. Porém, por trás dessa boa performance de Anderson, existem alguns fatos que comprometem de certa forma sua valorização na liga. Primeiramente, Varejão não é muito visado, porque seu time, o Cleveland Cavaliers, é muito ruim. Muito mesmo!  Mas a outra coisa que alguns comentaristas americanos colocam na mesa é que o pivô brasileiro só é titular por causa da ruindade de sua equipe. Na maioria dos times Varejão seria, no máximo, um reserva útil. Mesmo assim ele merece um reconhecimento maior do que recebe nos EUA. Suas medias são de: 8.6 pontos por jogo e 9.1 rebotes, alem de 1 toco. Esperamos que com essas medias defensivas expressivas de Varejão, o jogador de 28 anos consiga em algumas temporadas uma vaga em uma equipe mais bem estruturada que o fragmentado Cavs.
O jogador que mais criou expectativa em toda a liga, por ser um novato e ter sido eleito o melhor jogador da liga espanhola no ano anterior é Tiago Splitter.
Splitter vem sofrendo com o mau-humor de seu técnico. Popovich não costuma escalar Splitter em todas as partidas e quando o coloca para jogar, sua participação varia entre 10 segundos e 5 ou 6 minutos. Dessa forma não tem como o brasileiro entrar no ritmo da liga e se adaptar às novas regras. Quando o head coach do San Antonio Spurs resolve dar mais minutos ao pivô, ele corresponde. Tanto é que Tiago, semanas atrás, fez 18 pontos em um jogo. Suas médias são de: 5.1 pontos por jogo e 2.7 rebotes, alem de 0.4 tocos.
O brasileiro de mais sucesso na liga até hoje é Leandrinho Barbosa. Atuando no Toronto Raptors, outro time medíocre da liga, Barbosa vem ganhando a confiança de seu técnico e de seus companheiros. Dessa forma o armador costuma jogar mais de 20 minutos por jogo. Famoso por sua velocidade, Leandrinho vem adequando seu estilo de jogo para infiltrar mais, ao invés de forçar tantos arremessos, como vimos no mundial da Turquia. Suas médias são de: 11.1 pontos por jogo, 0.9 roubos de bola, 1.9 rebotes e 1.6 assistências em 23.4 minutos jogando.
O último e atualmente melhor “brazuca” na liga é o renomado ala-pivô Nenê. Há menos de uma semana, Nenê anotou impressionantes 27 pontos e 11 rebotes contra o Memphis Grizziles. Titular do Denver Nuggets, bom time da conferência oeste, o brasileiro LIDERA a liga em porcentagem de acerto de arremessos. Assim, o pivô acerta 62% dos chutes que tenta.
Suas médias são de 14.3 pontos por jogo, 7.0 rebotes alem de 0.9 tocos em 30.8 minutos em quadra. 

            Só para fechar meu texto, a partir de hoje publicarei a foto da semana na liga. Hoje, anexo uma linda fotografia que todos esperam desde quando Lebron James anunciou sua ida ao Miami Heat. Segue abaixo a CRAVADA do astro após passe de Wade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário