domingo, 18 de dezembro de 2011

O indescrítivel Barcelona. Muito 'més que un club'

    Um show. Uma lição. Uma aula de como se jogar futebol. Um time. O time. O Barcelona não se explica, o Barcelona não se entende, o Barcelona apenas se aprecia. Porque ele é muito 'més que un club'.
    Fruto de um trabalho que dura décadas, esse time do Barça deu hoje só mais uma amostra do seu futebol vistoso, de seu estilo de jogo inconfudível, e, talvez, quem sabe, invencível. Contra o melhor time da América do Sul, o time catalão deu uma aula, e ensinou Neymar, cia. e o mundo todo a como se jogar futebol.
    "Um time de outro mundo". Sim. O Barcelona, sem contratações caríssimas, com um time feito quase inteiramente por jogadores da base, reinventou o futebol. Sem zagueiros grossos, que não sabem sair jogando, com laterais que sabem defender e até jogar de atacante, meias que podem ser chamados de maestros, professores e sem o famoso camisa nove grosso, sem categoria. E com Messi. O argentino, que mesmo jovem, já figura facilmente entre os melhores jogadores da História.
    No jogo de hoje, a posse de bola chegou a ser de 76% para o time espanhol. SETENTA E SEIS PORCENTO!!!!! Uma aula!
    Passe, passe, passe... Até que de repente aparece um Xavi, um Iniesta, um Fábregas, um Messi, e dá um toque genial, dribla o time todo. E Muricy foi só mais um técnico a tentar, e, pra variar, não conseguir achar uma fórmula para vencer esse jogo. Muricy, Mourinho, Ferguson... Quem irá parar o Barcelona?
    O Barça mostra hoje em dia o que uma filosofia, um projeto de longo prazo pode fazer. O Barcelona simplesmente reinventou o futebol, é um time fora de série. O que podemos fazer? Aplaudir esse time de pé. Aprender com ele. Gravar seus jogos para mostrarmos aos nossos filhos, netos.
    Hoje, não só o Santos, como o mundo todo aprendeu uma lição que extrapola as quatro linhas. Aprendeu o que um projeto a longo prazo pode significar. Uma aula de futebol. Uma aula de direção.
    Parabéns Barcelona, por reinventar o futebol.


    Como me disse meu avô, santista "Grava esse jogo. E fique vendo, revendo. Porque esse é o melhor time que você vai ver jogar na sua vida. É uma aula."

Nenhum comentário:

Postar um comentário