quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A morte do futebol brasileiro?

    Em hulho, a revista inglesa FourFourTwo publicou uma reportagem intitulada de Death of Brazil sugerindo que o futebol brasileiro teria "morrido". Na época, ao ler a reportagem, tomei um susto. A coisa me pareceu absurda. E esse era o sentimento do estrangeiro sobre o antes tão bem falado futebol brasileiro. Mas agora, tenho que dizer que mudei minha opinião, e, apesar de talvez um pouco dura demais, a reportagem da FourFourTwo tem razão.
    Vamos aos tópicos citados pela reportagem como "causas" dessa morte.
    O primeiro tópico abordado na reportagem se refere aos zagueiros. Intitulado de "When did the defenders get so good?" (quando os defensores se tornaram tão bons?) o trecho fala sobre os jogadores ofensivos, que antes surgiam em quantidade absurda e logo eram vendidos para times europeus, mas que hoje, pouco figuram na Champion League. Hoje, os principais jogadores brasileiros atuando no Velho Continente são defensores, como Thiago Silva (Milan- ITA) e Daniel Alves (Barcelona- ESP). E mesmo os atacantes considerados craques por aqui, como Neymar, se provaram incapazes de competir com os verdadeiros craques que atuam na Europa.
    Em sua segunda parte, a reportagem fala sobre o retorno de nossos antigos craques para casa. É verdade que a qualidade do Brasileirão vem aumentando ano após ano, graças ao retorno de velhos craques ao país de origem, mas também está ficando cada vez mais claro que nossas estrelas não retornam ao futebol brasileiro apenas buscando dinheiro. É cada vez mais comum, estrelas brasileiras não aguentarem a concorrência em times estrangeiros, e ao se depararem com a reserve, surge a vontade de retornar. É, o Brasil está perdendo espaço...
    Também temos uma crítica à pífia preparação que estamos tendo para a Copa. E a terceira parte da reportagem, cujo nome é "Can they get together for 2014?" (Eles podem se unir para 2014?), fala apenas sobre isso.
    E críticas ao nosso "querido" técnico Dunga, não podiam faltar. Na quinta parte, a reportagem fala sobre o "futebol de resultado" adotado pelo ex-treinador da Seleção Canarinho. E impõe uma questão: se Mano adotar esse mesmo esquema, as coisas darão certo? Porque estamos acostumados a ver nossa seleção ganhar, mas ganhar dando show, jogando como Brasil. E isso não acontece há muito, mas muito tempo. Será que Mano dará um jeito nisso?
    No fim, a revista britânica ainda elege o seu time ideal para 2014. Jogadores como Neymar, Dedé, Lucas, e até Jean Chera são citados.
    A reportagem pode ser um pouco dura demais, mas a verdade é que há muita verdade nela. No domingo, vimos que o melhor time, não só do Brasil, mas das Américas, já não é páreo para os europeus. Tá certo que o outro time era o Barcelona, mas e se fosse outro? O resultado seria muito diferente com o futebol apresentado pelo Santos? De craques, hoje, só temos Neymar e Ganso. E eles atuam no Brasil, o que é bom por um lado, mas ruim por outro. Podemos vê-los de pertinho, dando show no nosso país. Porém, a verdadeira prova é o futebol europeu, onde todos os craques jogam. E jogando lá, teriam eles o mesmo sucesso?

    Hoje, já não assistímos mais a shows. Nosso futebol tem poucos gols, está repleto de 1 a 0... Onde está o futebol bonito? O futebol pentacampeão? Precisamos descobrir até 2014. E um bom começo seria tirando um tal de Ricardo Teixeira do futebol canarinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário