terça-feira, 26 de outubro de 2010

NBA - Onde os Craque Reinam

Hoje, terça – feira é o dia da minha coluna ( Lucas Herzog ), além de ser corintiano, acompanharei em todos os detalhes possíveis e NBA e o basquete mundial, no geral.

A liga americana de basquete profissional, a maior do mundo, NBA, começa hoje com três jogos: Miami Heat vs Boston Celtics ( jogaço! ), Phoenix Suns vs Portland Trail Blazers ( joguinho... ) e o Houston Rockets de Yao Ming contra o atual campeão de Kobe, Gasol e cia, Los Angeles Lakers, em LA.
Antes ainda da NBA começar, houve uma série de jogos na “pre-seanson”. Nesse período normalmente os principais times e jogadores se poupam bastante, evitando lesões e se condicionando para o começo da temporada. Nesse ano, a dose se repetiu, com derrotas ridículas de times consagrados como o Lakers, o Celtics e o todo poderoso Miami Heat ( de Lebron e Wade ). Os únicos times que levaram a coisa um pouco mais a sério foram os Timberwolves, além do Orlando Magic. Apesar disso o bom começo de ambas as equipes não significa muita coisa.
OS CRAQUES
Antes de começar a falar dos principais jogadores da liga, não estranhem quando eu me referir a Lebron James como “Queen James” e tratar Kobe Bryant como o melhor do mundo, apesar de que ele é sim o melhor da atualidade.
Como na maioria dos anos, as principais estrelas da NBA, principalmente aqueles com mais idade, se estouram nos Playoffs do ano anterior e chegam aos “training camps” ( fase inicial de treinamentos de cada esquipe ) com inúmeras micro-lesões, além de marcas de cirurgias recentes. Foi o caso de Bryant e o Lakers nesse início de trabalho. Kobe vem de uma cirurgia no joelho, somada a um dedo quebrado na mão direita, que dificultam muito seus arremessos em quadra. Apesar disso o astro deverá começar como titular nas primeiras partidas, mas com minutos de jogo reduzidos.
“Queen James” vem de conturbadas férias, onde teve de escolher sua nova casa de trabalho: saiu de Cleveland e partiu para a costa leste, para o Miami Heat. Lebron abriu mão de receber o salário máximo na NBA para se juntar a dois outros super-jogadores, Dwyane  Wade e Chris Bosh. Assim como eu, vários comentaristas americanos consideraram a mudança de um jogador talentoso como James para uma equipe cheia de estrelas, uma atitude arrogante, de alguém que se sente incapaz de levar uma franquia com menor história a um título da NBA, como fez Michael Jordan. Além disso, James pediu uma hora da programação da rede americana de TV, ESPN, para ficar enrolando e anunciar após quarenta minutos o time de sua escolha. Essa “regalia” da rainha James foi a gota d’água para alguns ex-jogadores, como Jordan e Magic Johnson, que fizeram duras críticas  ao craque.
Assim com toda essa pressão da mídia e de toda população americana, o MVP precisará reunir toda sua ( pouca ) experiência e tentar manter o bom nível que ele  apresentou nos dois últimos anos. 
A outra superestrela que irei destacar aqui será o gigante chinês, Yao Ming. O experiente pivô, de 2,29 metros, terá de conseguir superar as lesões que o fizeram perder toda a última temporada, para manter sua dominação na liga em termos de rebotes e tocos. Seu principal concorrente é o saudável e jovem Dwight Howard. Yao já jogou alguns jogos nessa pré-temporada sem muito destaque, mas já é um avanço, uma vez que ele pensou, durante as férias, em abandonar tudo e encerrar sua carreira.
PREVISÕES
A atual temporada da NBA tem tudo para ser semelhante a temporada passada, com alguns sutis mudanças em alguns times e uma grande mudança no Miami Heat.
Na conferência leste, eu acredito que o time de Wade e cia, deve ter um bom desempenho na temporada regular, passando facilmente  barreira de 50 vitórias e talvez passando dos 60 triunfos em 82 possíveis. Acredito que seu principal rival será o Orlando Magic que vem amadurecendo ao longo dos anos e promete dar dor de cabeça ao “time das estrelas”.
Já na oeste, deve haver um certo domínio do time californiano, mas apesar de um primeiro lugar bem previsível, a segunda colocação da chave vai ser muito disputada, mas mesmo assim aposto no Dallas Mavericks e o melhor jogador estrangeiro da liga ( junto com Pau Gasol ), Dirk Nowitzki.
Eu acredito em Lakers e Magic na final, reeditando a decisão de 2009, com vitória em 6 jogos do time da cidade dos anjos.
Nesse texto é isso, apresentando um pouco da NBA e de seus craques. Nos próximos textos irei, além de ir informando da classificação da liga, irei mostrar melhor as regras da NBA que são bem diferentes do basquete mundial da FIBA ( federação internacional de basquete ). Fico por aqui até a próxima!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário