quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VERGONHA NO INTERIOR

Por Fernando Sancovsky.

Parece que está virando moda... Primeiro o Barueri, depois o Guaratinguetá e agora talvez o São Caetano!
Essa pratica (vergonhosa), que quando ocorreu com o Barueri ( hoje em dia Prudente) parecia um absurdo e agora está virando moda. Até times de grande porte como o São Caetano (para quem não acha o São Caetano um time grande, vale lembrar que ele já chegou a uma final de Libertadores, ao contrário de outros times...) parecem que adotaram essa medida. Nesse post vamos analisar os motivos que levaram dois times a essa mudança, e os motivos que podem levar um terceiro a mudar de cidade.
                          Caso Barueri (Prudente)
Em dezembro de 2008 o desconhecido Gremio Barueri conquistava a ultima de uma serie de 6 acessos seguidos, e chegava a serie A. Era um time de pequeno porte que tinha tudo pra cair no ano seguinte, mas mais uma vez surpreendeu a todos e se manteve na série A. Porém no ano de 2010 o clube começou a ruir, ao ter uma briga com a prefeitura da cidade de Barueri, e ao ter uma série de divergências com o prefeito da cidade.
O time no Paulistão de 2010 passou a mandar jogos no Prudentão, e quase ao fim do campeonato oficializou sua mudança de sede e de nome do clube de Grêmio Barueri para Grêmio Prudente.
Com a mudança de sede o jovem clube (criado em 1999), que já não tinha muita torcida passou a quase não ter publico em seus jogos. Seu bom time de 2009 foi desfeito e suas promessas vendidas. O time de 2010 foi feito quase do zero, e o começo foi promissor: o Prudente chegou às semifinais do Paulistão.
Porém ao enfrentar um campeonato de grande porte, o time se perdeu. Hoje estamos na 30ª rodada, e o Prudente está praticamente rebaixado, a 10 pontos do primeiro time fora do Z-4.
                        Caso Guaratinguetá (Americana)
Há 10 dias (15/10/2010) o Guaratinguetá Futebol Ltda. anunciou que mudaria sua sede e também seu nome: Americana Futebol Clube.
O ex- Guaratinguetá, continha torcedores, que fizeram inúmeros protestos para evitar a mudança.
A mudança para Americana se deu graças às promessas da prefeitura da cidade, que fala em ótimas estruturas para o clube e novos patrocinadores. Mas será que vale a pena trocar sua torcida e a identidade de um time por dinheiro?
Os antigos Palestra Itália ( Cruzeiro e Palmeiras) também mudaram de nome é verdade. Porém esses times, ao contrario dos de hoje em dia, não trocaram de nome por ganância e não reivindicaram sua identidade e historia.
É importante por na cabeça de dirigentes desses times que futebol não é movido a dinheiro, clubes não são empresas e torcedores não são meros espectadores. Futebol é um esporte movido pela paixão de torcedores por um CLUBE, que tem uma casa, e não uma empresa que se muda para onde há mais dinheiro.
Torço para que essa pratica repulsiva acabe e dirigentes percebam o que realmente move um clube: sua torcida e o amor que ela dá à seu clube.

Um comentário:

  1. Desculpa acabar com a alegria de vocês mulecada...
    mas futebol É dinheiro

    ResponderExcluir