terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lakers - Uma Paixão da Maior História do Basquete


Los Angeles Lakers. O nome já traz os anjos, como memória dos deuses do basquetes que por esse time passaram. Não se resumem a grandes jogadores. São os melhores. Existe um cara que nem de jogador podemos chamar... Michael Jordan acho que nem ser humano é... Por tudo o que ele fez e por tudo que ele é, não podemos ofende-lo, chamá-lo de humano, porque o humano tem limites, ele não. Depois do gênio, vem o mágico, o mágico “Johnson”, Earvin Johnson, número dois na história do esporte.
Johnson foi jogador do Lakers e até pouco tempo detinha parte das ações dessa franquia tão vencedora, que não marcou época, marcou o basquete desde de sua criação. Desde o maior jogador dos anos 50 e 60 Wilt Chamberlain até Shaquille O’Neal e Kobe Bryant. Foram ao todo 31 finais, mais que qualquer outro time no mundo. Dessas 31, 16 terminaram com anéis nos dedos dos participantes da jornada durante os 82 jogos da temporada regular mais os playoffs da NBA. Johnson ganhou cinco, levando o time nas costas, mas contando com trabalhadores, milionários, é verdade, mas humanos que treinavam duro todos os dias para chegarem onde chegaram.
Falando um pouco da história, a franquia começou lá em 1946, ainda sem disputar o grande torneio americano, neste entrou apenas no ano de 1948, tendo Minneapolis como sua sede. Começou aí, títulos, MVP’s, grandes jogadores... Começou o showtime, a liga americana que sempre pensou na globalização do esporte, trata cada jogo com um show, a maioria das pessoas vê o início do jogo, as cheerleaders, a apresentação e falam “Isso que é espetáculo de verdade”. Não quem vai no Staples Center na Califórnia. Lá, o show é com os caras, de 0 a 99, todos suam, lutam e dão show, o show do jogo de basquete, o show em LA.
Dr. Jerry Buss, esse é o nome do proprietário do time de hoje. Em 1979 resolveu simplesmente gastar seus milhõezinhos e comprar a franquia. Esse fato que é comum nos EUA, foi diferente em Los Angeles, Jerry montou com competência uma diretoria, um time, uma ética, um campeão. Deu espírito de guerreiros e motivou os jogadores. Fez transações maravilhosas, trazendo Shaq, Kobe e outros astros ao time amarelo.
Phil Jackson. Esse Sr. nomeado agora, é simplesmente o melhor técnico da história de TODOS os esportes. Não há dúvida disso, não se discute. São 11 títulos como treinador e um como jogador, no total são 12, mais que qualquer outra pessoa até hoje. Jackson foi técnico de Jordan, Bryant, O’Neal, Pippen, entre outros. Foi ele que desenvolveu uma das formas mais complexas e eficazes de ataque, o “Triangle Offense”. Sabe lidar com todas as pressões possíveis, seja de seus comandados ou de seu instável estado de saúde.
Deixando os personagens um pouco de lado, o Lakers é o maior time da liga também porque vence regularmente os títulos e outras conquistas, não em série de 8 anos seguidos e depois 20 de jejum. Se você quiser saber de um time assim, apenas questione nosso colunista Matyas Szabo.
A arquibancada do moderno estádio tem desde celebridades, até estrelas, sim, os torcedores comuns são as principais estrelas, são eles que possuem 16 estrelas, a torcida que ganha jogo para o time. O time apenas responde aos gritos.   Foi assim que os sobre – humanos da liga atingiram um sonho ao vestiram as cores douradas do Lakers. Atingiram o ápice, o ápice de um atleta.
Com isso concluo um breve resumo da paixão amarela que toma conta dos EUA e do basquete. Não só em Los Angeles, aqui no Brasil, por exemplo. Com esse texto tenha uma certeza, torcendo pro Lakers, você garante um bom momento de SHOWTIME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário