domingo, 7 de novembro de 2010

Nivelamento por cima ou por baixo?


            Analisando a tabela de classificação do campeonato brasileiro de futebol é possível perceber que há um grande equilíbrio. Isso pode ser comprovado apenas checando que a distância do primeiro para o nono colocado é de apenas oito pontos.
            Concordo com a maioria dos especialistas quando dizem que este é um dos mais emocionantes campeonatos do mundo. Digo isso, pois, além de haverem várias equipes com plena chance de ganhar o campeonato, não seria uma grande surpresa os primeiros perdessem para os times mais abaixo na tabela. O próprio campeonato nos deu exemplos disso como as derrotas de Corinthians e Palmeiras para o Atlético - GO em suas respectivas casas.
            Esse nivelamento vem desde o ano passado, quando o Flamengo foi campeão com uma arrancada surpreendente no final. Naquele ano, o São Paulo demitiu Muriçy Ramalho, que pela primeira vez desde a sua contratação não havia demonstrado bons resultados. Na “era Muriçy’, o tricolor tinha um aproveitamento absurdo nos pontos corridos. Não era legal ou bonito de se ver, mas de longe aquele foi o time mais competitivo que já vi.
            Fui olhar a porcentagem de pontos ganhos dos três lideres do brasileiro deste ano. Fluminense: 58% Corinthians: 57% Cruzeiro: 57%. Me pergunto a onde foi parar o super aproveitamento que o São Paulo tinha. Sem um time quase imbatível, o campeonato ganha em emoção, mas não necessariamente em técnica. Então, na minha opinião o campeonato está nivelado por baixo. Não há um time com mais vitórias que a metade das partidas da competição, os primeiros tropeçam frequentemente com os últimos, o campeonato quase não é mostrado para fora do país, os melhores jogadores da competição além de serem argentinos não são os melhores de seu país. Vieram de clubes no Chile.
            Mesmo com esses dados, continuo preferindo um campeonato emocionante a aquele onde um dispara e deixa todos para trás. Mesmo sendo nivelado por baixo o campeonato é bom, mas sonho com o dia em que o Brasileirão for nivelado POR CIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário