segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NBA e Seus Benefícios aos Gigantes



Conforme dito na minha última coluna, a pré temporada da NBA não refletiu em muita coisa nas primeiras rodadas na liga. Por exemplo, Kobe Bryant jogou mais tempo e melhor, marcou 27 pontos logo em sua estreia. Gasol adicionou mais 29, com isso o Lakers, derrubou o Rockets por 112x110, com uma cesta no finzinho marcada por Steve Blake, jogador contratado recentemente.
No principal jogo da noite, o Boston Celtics derrubou o Miami Heat e suas estrelas. Apesar dos 31 pontos de “Queen James”, o jogo coletivo do time de Massachussets foi mais decisvo, contando com 17 assistência do promissor armador Rajon Rondo. Dwyane Wade e Bosh tiveram atuações discretas. Ao contrário do previsto, o time da Flórida entrou com Carlos Arroyo de armador principal. Arroyo é um jogador limitadíssimo, o que refletiu nas inúmeras jogadas individuais do Heat, desestabilizando todo o time.
Na noite seguinte, ocorreu um dos fatos mais impressionantes dos últimos anos na NBA, o armador Rajon Rondo atingiu a marca de 24 assistências em um jogo. O recorde é de 30 assistências, mas nos dias de hoje, uma marca como essas é incrível. Isso também levantou uma polêmica nos EUA, os americanos dizem que Rondo é o melhor armador da liga, o que deveria ter evitado sua dispensa do time americano no campeonato mundial desse ano ( Rajon foi preterido por Rose e Billups ). Na minha opinião, o armador do Boston Celtics até que merecia uma vaga, mas esses outros dois jogadores são mais completos.
O time de Los Angeles voltou a quadra mais duas vezes, ganhou os jogos contra Phoenix Suns e Golden State Warriors. Ambos foram triunfos de certa forma tranquilos. Kobe está mantendo um padrão e terminou todos esses jogos com pelo menos 20 pontos e 5 rebotes, é um número ainda baixo pro astro, mas para quem está jogando “no sacrifício” é o suficiente.
Por mais que não signifique muita coisa, os únicos quatro times com 100% de aproveitamento até agora são: Hawks, Lakers, Hornets e Blazers. Outros times que estão com uma campanha mediana mas devem melhorar são: Celtics, Heat, Thunder, Rockets, entre outros. A classificação do campeonato só deve ficar mais relevante, lá para dezembro ou apenas em janeiro.


A NBA EXPERIMENTA NOVAS REGRAS


Como eu disse anteriormente, eu iria mostrar algumas das diferenças das regras da NBA e da FIBA. Uma delas já está sendo testada nas ligas de desenvolvimento do basquete americano. Essa é a regra do rebote apenas acima do aro, isto é, na NBA hoje só é permitido ao qualquer jogador de ambos os times, pegarem um rebote de arremesso, quando a bola já saiu de cima do aro, assim ele pode pingar 450 vezes no aro que antes que ela pare, os atletas não podem interferir. Já na FIBA, a partir de quando a bola toca no aro uma vez, ela está em jogo, assim os jogadores de maior estatura ganham muita vantagem para pegar os rebotes.
A liga americana acho que pelo fato da enorme quantidade de jogadores na casa dos 2 metros e 10 centímetros, se a regra da FIBA fosse implantada, haveria uma disputa mais intensa pelos rebotes, deixando o jogo mais pegado e emocionante. Eu acho errado a organização da liga aprovar essa regra, justamente, porque isso dificultaria muito a vida dos alas e armadores em busca de rebotes, limitando o jogo basicamente a uma luta dentro do garrafão.
Mas mais cedo ou mais tarde essa regra deverá ser aprovada e implementada na liga o mais cedo que eles conseguirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário